Colômbia se une ao Brasil em histórica adesão a fundo de florestas tropicais na COP28
A Colômbia aderiu à proposta de fundo para proteção de florestas tropicais apresentada pelo Brasil na COP28, confirmando sua participação durante uma reunião em Bogotá, onde os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro assinaram uma declaração conjunta. O fundo visa beneficiar cerca de 70 países florestais e será gerenciado por um comitê executivo, do qual a Colômbia fará parte.
O capital investido será destinado a ativos verdes, com retornos direcionados aos países que preservarem suas florestas. A iniciativa, que busca valorizar os serviços ecossistêmicos das florestas tropicais, será lançada na COP30 em Belém, Pará, em novembro de 2025.
Além disso, Brasil e Colômbia concordaram em cooperar nas conferências climáticas e de biodiversidade que sediarão, visando uma integração maior entre as agendas do clima e da biodiversidade. Eles também se comprometeram a trabalhar juntos para promover metas climáticas mais ambiciosas, como a eliminação gradual dos subsídios aos combustíveis fósseis e o alinhamento das emissões de gases do efeito estufa com a meta de 1,5ºC.
Ambos os países reforçaram decisões da Cúpula de Belém e concordaram em fortalecer a atuação conjunta no combate ao desmatamento e incêndios florestais, bem como em questões de fronteira e proteção da biodiversidade marinha.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MMA
Texto: Conesul Destaque
Imagem: Reprodução da Divulgada pela Assessoria.